mais informação sobre o certidao.ua

certidao.ua - certidão permanente online UA

O acesso à ou às certidões faz-se com recurso a um código fornecido para o efeito pela UA. Através deste sistema as certidões podem ser consultadas a todo o tempo, seja pelo titular dos dados, seja por terceiros a quem o código de acesso tenha sido legitimamente endossado e que tenham necessidade ou conveniência de comprovar a informação certificada.
certidao.ua - esquema do processo

Procedimento
O estudante requer o acesso à ou às certidões relevantes. Para tal é necessário entrar no sistema e aceder à sua área pessoal com as credenciais de utilizador universal UA ou através do cartão de cidadão e preencher o pedido de certidão. Uma vez efectuado o pagamento devido (consultar tabela de certidões) o acesso à certidão será imediatamente activado, sendo o seu titular notificado por email, e enviado por essa ocasião o correspondente código de acesso.
O acesso às certidões só pode ser requerido pelo titular dos dados a que a mesma se reporta.
Assim, sempre que o requerente necessitar de comprovar perante terceiros os factos constantes da certidão permanente, terá apenas que fornecer o código de acesso, não sendo assim necessário a sua disponibilização em suporte de papel.
O acesso à ou às certidões permanentes faz-se através do menu consultar, bastando para esse efeito introduzir o código de acesso fornecido ao (ou pelo) titular dos dados.

Certidão permanentemente disponível e actualizada
Este sistema disponibiliza em permanência, 24/24 horas, o acesso a todas as certidões cujo acesso tenha sido requerido, e enquanto o mesmo não caducar. O prazo de validade é de um ano. Dependendo da natureza da certidão, se houver alteração na situação do estudante a certidão reflectirá de imediato a situação actual. Por exemplo, tratando-se de uma certidão de aproveitamento a unidades curriculares, a certidão contemplará a todo o tempo todas as unidades curriculares com aprovação obtida após o pedido.
No final do prazo de validade de uma certidão o seu titular tem a possibilidade de efectuar a sua renovação por mais um ano.
Em qualquer momento o titular de uma certidão poderá pedir um novo código de acesso, circunstância que implicará, sem mais, a caducidade do código anteriormente fornecido.
Para mais informações consulte as nossas páginas de referência e consulte a nossa secção de ajuda aqui.
notícias
A Universidade de Aveiro (UA) vai homenagear os trabalhadores que, ao longo dos anos de serviço, têm ajudado a construir o percurso da instituição. A edição da cerimónia anual de entrega de medalhas aos docentes, aos investigadores e ao pessoal técnico, administrativo e de gestão que cumprem 10, 20, 25, 30, 35 e 40 anos ao serviço da UA decorre no dia 1 de junho, a partir das 11h00, no auditório da Reitoria, com intervenção do Reitor Paulo Jorge Ferreira.
A Universidade de Aveiro (UA), através dos Serviços de Ação Social e no âmbito da ação do seu Núcleo de Cooperação e Mobilidade Internacional, dedicará o mês de maio ao tema da Interculturalidade. Com uma vasta programação sobre o tema, a UA quer contribuir para a reflexão sobre a importância do diálogo e partilha interculturais.
Dois exemplos de arte no campus: Com edifícios desenhados por dois prémios Pritzker, Siza Vieira e Souto de Moura, e por vários outros autores de renome, o Campus Universitário de Santiago constitui um museu a céu aberto de arquitetura contemporânea portuguesa ao qual se juntam trabalhos de vários artistas plásticos nacionais e estrangeiros e um espólio museológico muito vasto. A assinalar o Dia dos Museus, 18 de maio, aceite um convite: visite a Universidade de Aveiro (UA) e junte-se aos cerca de cinco mil visitantes que, anualmente, vêm percorrer este espaço.
Carlos Borrego fala dos 40 anos do DAOO Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA) assinala, este ano, 40 anos numa cerimónia a 8 de maio, para a qual foram convidados o ministro do Ambiente e o Reitor da UA, entre outras personalidades. Esta cerimónia comemorativa integrou a abertura da Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa (CIALP). A história das instituições faz-se com os protagonistas das mesmas. Assim, ninguém melhor que o diretor do DAO, Carlos Borrego, para evocar o historial da unidade orgânica da UA, desde a sua fundação, no ano de 1978, até ao presente e perspetivar o futuro próximo.
Camilo e RosalíaEscritores do século XIX, deixaram vasta obra publicada que bem retrata a alma e as gentes da época. A obra de Camilo Castelo Branco traça linhasdo Portugal de 1800, enquanto a de Rosalía de Castro bem carateriza o povo galego e marcaram a literatura dos dois lados da fronteira. Estes dois autores têm a sua bibliografia exposta na biblioteca da UA, tendo por base os exemplares da coleção particular de Paulo Sá Machado e do acervos da própria biblioteca da UA. A exposição bibliográfica "Camilo Castelo Branco e Rosalía de Castro" foi inaugurada no dia 23 de maio na sala de leitura informal da Biblioteca da UA.
Caroline Costa FerreiraCaroline Costa Ferreira, estudante do Programa Doutoral Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do*Mar) da Universidade de Aveiro (UA), foi premiada no 15th International Coastal Symposium realizado em Busan (Coreia do Sul) entre 13 e 18 de maio, com a melhor apresentação oral efetuada por um jovem investigador na área da Engenharia Costeira.