ajuda

FAQ
Em que consiste a certidão permanente?
A certidão permanente é disponibilizada online (em suporte electrónico) a pedido do utilizador titular dessa certidão. Esta certidão é solicitada online, a partir de casa ou de outro local com acesso à internet, sem necessidade de se deslocar à Universidade de Aveiro. A certidão é emitida através da disponibilização de um código de acesso à informação em suporte electrónico, que permitirá ao seu titular entregá-lo ilimitadamente, a quem o solicitar durante o prazo de validade, com informação permanentemente actualizada, dispensando a necessidade da certidão em papel.

Quem pode solicitar a certidão permanente?
Neste momento, podem solicitar uma certidão permanente os estudantes ou antigos estudantes da Universidade de Aveiro, bastando para tal utilizar as suas credenciais de utilizador universal UA.

Que certidões permanentes estão disponíveis?
Neste momento estão disponiveis as certidões de habilitação final, para estudantes que terminaram o seu curso, e certidões de matricula e certidões de frequência para estudantes com matrícula activa. Em breve serão disponibilizadas outras certidões.

Como se processa o pedido de certidão permanente online?
O pedido processa-se em 2 etapas:  
Submissão do pedido: um utilizador que pretenda solicitar o acesso a uma certidão permanente, acede ao site http://certidao.ua.pt e autentica-se com as suas credenciais de utilizador universal, ou com o certificado do cartão de cidadão, seleccionando depois o curso ou perfil para o qual pretende a certidão e a certidão pretendida, preenchendo simultaneamente os seus dados de contacto (telefone e endereço de correio electrónico).
Pagamento:  Após a submissão do pedido, o requerente deve proceder ao seu pagamento no prazo máximo de 48 horas, numa das modalidades à sua escolha: Multibanco ou directamente ao balcão dos Serviços de Gestão Académica. Após o pagamento, é disponibilizado o acesso online à certidão pedida e o utilizador receberá uma mensagem no seu endereço de correio electrónico, informando que a certidão se encontra já disponível ao mesmo tempo que se disponibiliza o respectivo código de acesso.

Qual o prazo de validade da certidão permanente?
Cada certidão permanente tem o prazo de um ano.

Posso renovar a certidão permanente?
Sim. Por iguais e sucessivos períodos de um ano.

Qual o custo da certidão permanente online?
Cada certidão permanente tem um custo que depende da natureza da certidão - de acordo com a tabela disponível neste site (para mais informações consultar a tabela de certidões).

Qual a consequência do não pagamento do pedido de certidão permanente online, dentro do prazo estipulado?
O pedido de certidão permanente online que não seja pago no prazo estipulado é cancelado. Caso o utilizador mantenha interesse na obtenção da certidão, deverá efectuar novo pedido.

Como posso obter informação acerca do estado do meu pedido de certidão?
Um utilizador que tenha pedido o acesso uma certidão permanente poderá aceder à sua área neste site e consultar o estado do seu pedido.

Após a submissão e pagamento do pedido, quando e como é obtido o código de acesso à certidão permanente?
O pedido depois de pago origina a disponibilização imediata da certidão permanente online, sendo enviado para o endereço de correio electrónico do requerente mensagem com o código de acesso. Uma vez que a cada utilizador só será permitido pedir o acesso a certidões para as quais reúna as condições necessárias, a disponibilização das certidões depende apenas do pagamento respectivo.

Qual a força probatória da certidão permanente?
Uma certidão permanente online da Universidade de Aveiro possui o mesmo valor que uma certidão em papel. A entrega do código para acesso à certidão permanente, a qualquer entidade pública ou privada equivale à apresentação da certidão em suporte papel que tenha sido emitida pela Universidade de Aveiro.

O requerente pode desistir do pedido?
O requerente pode desistir do pedido, antes de efectuar o pagamento ou não efectuar o pagamento no prazo estipulado, pois em ambos os casos o pedido é cancelado pelo sistema. Após o pagamento, não é possível a desistência e não há lugar à devolução do valor pago.

Caso o requerente tenha detectado um erro na inserção do e-mail para notificação, como deve proceder?
Caso o requerente tenha inserido incorrectamente o seu endereço de correio electrónico, deve aceder ao sistema com as suas credenciais e na lista de certidões actuais (menu "gerir") seleccionar o pedido de certidão cujo pedido quer rectificar e alterar o endereço aí registado. Esta operação só é possível enquanto o pedido não tiver sido pago (após o pagamento a notificação segue para o e-mail que tiver sido registado). A inserção do endereço de correio electrónico correcto é de particular importância, pois o envio de mensagens é efectuado para o mesmo. Por este motivo se detectar que os seus dados não estão correctos agradecemos a sua rectificação ou actualização no SIGAAA

Existem casos em que pode ser vedado o acesso ao pedido de certidão permanente? E à consulta após a emissão da certidão?
Sim, o pedido de certidão permanente não pode ser efectuado por utilizadores em situação irregular ou sem registo no SIGAAA. Após a activação do acesso à certidão, a mesma deixará de estar disponível para consulta quando o seu prazo expira. Adicionalmente um utilizador pode pedir para alterar o código da certidão cancelando-se automaticamente o código anterior.

É possível alterar o código de acesso à certidão permanente?
Sim, é possível alterar o código de acesso, bastando ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a sua certidão. O sistema apresentará de imediato um novo código, anulando o código anterior. O novo código será associado à certidão cujo acesso se requereu e será também enviada para o endereço de correio electrónico do requerente.

Quero que uma entidade a quem dei um código de acesso a uma certidão deixe de ter acesso a essa certidão, o que posso fazer?
Um utilizador pode pedir um novo código para qualquer certidão activa que possua. Este pedido cancelará o código anterior e criará automaticamente um novo código. Para isto basta ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a certidão pretendida. Para este pedido deverá escrever o motivo para o mesmo. O novo código será apresentado associado à certidão requerida e será também enviado para o endereço de correio electrónico do requerente.

Um código de acesso está a ser usado de forma abusiva, o que posso fazer?
Um utilizador pode pedir um novo código para qualquer certidão activa que possua. Este pedido cancelará o código anterior e criará automaticamente um novo código. Para isto basta ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a certidão pretendida. Para este pedido deverá escrever o motivo para o mesmo. O novo código será apresentado associado à sua certidão e será também enviado para o endereço de correio electrónico do requerente.


notícias
A Universidade de Aveiro (UA) vai homenagear os trabalhadores que, ao longo dos anos de serviço, têm ajudado a construir o percurso da instituição. A edição da cerimónia anual de entrega de medalhas aos docentes, aos investigadores e ao pessoal técnico, administrativo e de gestão que cumprem 10, 20, 25, 30, 35 e 40 anos ao serviço da UA decorre no dia 1 de junho, a partir das 11h00, no auditório da Reitoria, com intervenção do Reitor Paulo Jorge Ferreira.
A Universidade de Aveiro (UA), através dos Serviços de Ação Social e no âmbito da ação do seu Núcleo de Cooperação e Mobilidade Internacional, dedicará o mês de maio ao tema da Interculturalidade. Com uma vasta programação sobre o tema, a UA quer contribuir para a reflexão sobre a importância do diálogo e partilha interculturais.
Dois exemplos de arte no campus: Com edifícios desenhados por dois prémios Pritzker, Siza Vieira e Souto de Moura, e por vários outros autores de renome, o Campus Universitário de Santiago constitui um museu a céu aberto de arquitetura contemporânea portuguesa ao qual se juntam trabalhos de vários artistas plásticos nacionais e estrangeiros e um espólio museológico muito vasto. A assinalar o Dia dos Museus, 18 de maio, aceite um convite: visite a Universidade de Aveiro (UA) e junte-se aos cerca de cinco mil visitantes que, anualmente, vêm percorrer este espaço.
Carlos Borrego fala dos 40 anos do DAOO Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA) assinala, este ano, 40 anos numa cerimónia a 8 de maio, para a qual foram convidados o ministro do Ambiente e o Reitor da UA, entre outras personalidades. Esta cerimónia comemorativa integrou a abertura da Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa (CIALP). A história das instituições faz-se com os protagonistas das mesmas. Assim, ninguém melhor que o diretor do DAO, Carlos Borrego, para evocar o historial da unidade orgânica da UA, desde a sua fundação, no ano de 1978, até ao presente e perspetivar o futuro próximo.
Camilo e RosalíaEscritores do século XIX, deixaram vasta obra publicada que bem retrata a alma e as gentes da época. A obra de Camilo Castelo Branco traça linhasdo Portugal de 1800, enquanto a de Rosalía de Castro bem carateriza o povo galego e marcaram a literatura dos dois lados da fronteira. Estes dois autores têm a sua bibliografia exposta na biblioteca da UA, tendo por base os exemplares da coleção particular de Paulo Sá Machado e do acervos da própria biblioteca da UA. A exposição bibliográfica "Camilo Castelo Branco e Rosalía de Castro" foi inaugurada no dia 23 de maio na sala de leitura informal da Biblioteca da UA.
Caroline Costa FerreiraCaroline Costa Ferreira, estudante do Programa Doutoral Ciência, Tecnologia e Gestão do Mar (Do*Mar) da Universidade de Aveiro (UA), foi premiada no 15th International Coastal Symposium realizado em Busan (Coreia do Sul) entre 13 e 18 de maio, com a melhor apresentação oral efetuada por um jovem investigador na área da Engenharia Costeira.