ajuda

FAQ
Em que consiste a certidão permanente?
A certidão permanente é disponibilizada online (em suporte electrónico) a pedido do utilizador titular dessa certidão. Esta certidão é solicitada online, a partir de casa ou de outro local com acesso à internet, sem necessidade de se deslocar à Universidade de Aveiro. A certidão é emitida através da disponibilização de um código de acesso à informação em suporte electrónico, que permitirá ao seu titular entregá-lo ilimitadamente, a quem o solicitar durante o prazo de validade, com informação permanentemente actualizada, dispensando a necessidade da certidão em papel.

Quem pode solicitar a certidão permanente?
Neste momento, podem solicitar uma certidão permanente os estudantes ou antigos estudantes da Universidade de Aveiro, bastando para tal utilizar as suas credenciais de utilizador universal UA.

Que certidões permanentes estão disponíveis?
Neste momento estão disponiveis as certidões de habilitação final, para estudantes que terminaram o seu curso, e certidões de matricula e certidões de frequência para estudantes com matrícula activa. Em breve serão disponibilizadas outras certidões.

Como se processa o pedido de certidão permanente online?
O pedido processa-se em 2 etapas:  
Submissão do pedido: um utilizador que pretenda solicitar o acesso a uma certidão permanente, acede ao site http://certidao.ua.pt e autentica-se com as suas credenciais de utilizador universal, ou com o certificado do cartão de cidadão, seleccionando depois o curso ou perfil para o qual pretende a certidão e a certidão pretendida, preenchendo simultaneamente os seus dados de contacto (telefone e endereço de correio electrónico).
Pagamento:  Após a submissão do pedido, o requerente deve proceder ao seu pagamento no prazo máximo de 48 horas, numa das modalidades à sua escolha: Multibanco ou directamente ao balcão dos Serviços de Gestão Académica. Após o pagamento, é disponibilizado o acesso online à certidão pedida e o utilizador receberá uma mensagem no seu endereço de correio electrónico, informando que a certidão se encontra já disponível ao mesmo tempo que se disponibiliza o respectivo código de acesso.

Qual o prazo de validade da certidão permanente?
Cada certidão permanente tem o prazo de um ano.

Posso renovar a certidão permanente?
Sim. Por iguais e sucessivos períodos de um ano.

Qual o custo da certidão permanente online?
Cada certidão permanente tem um custo que depende da natureza da certidão - de acordo com a tabela disponível neste site (para mais informações consultar a tabela de certidões).

Qual a consequência do não pagamento do pedido de certidão permanente online, dentro do prazo estipulado?
O pedido de certidão permanente online que não seja pago no prazo estipulado é cancelado. Caso o utilizador mantenha interesse na obtenção da certidão, deverá efectuar novo pedido.

Como posso obter informação acerca do estado do meu pedido de certidão?
Um utilizador que tenha pedido o acesso uma certidão permanente poderá aceder à sua área neste site e consultar o estado do seu pedido.

Após a submissão e pagamento do pedido, quando e como é obtido o código de acesso à certidão permanente?
O pedido depois de pago origina a disponibilização imediata da certidão permanente online, sendo enviado para o endereço de correio electrónico do requerente mensagem com o código de acesso. Uma vez que a cada utilizador só será permitido pedir o acesso a certidões para as quais reúna as condições necessárias, a disponibilização das certidões depende apenas do pagamento respectivo.

Qual a força probatória da certidão permanente?
Uma certidão permanente online da Universidade de Aveiro possui o mesmo valor que uma certidão em papel. A entrega do código para acesso à certidão permanente, a qualquer entidade pública ou privada equivale à apresentação da certidão em suporte papel que tenha sido emitida pela Universidade de Aveiro.

O requerente pode desistir do pedido?
O requerente pode desistir do pedido, antes de efectuar o pagamento ou não efectuar o pagamento no prazo estipulado, pois em ambos os casos o pedido é cancelado pelo sistema. Após o pagamento, não é possível a desistência e não há lugar à devolução do valor pago.

Caso o requerente tenha detectado um erro na inserção do e-mail para notificação, como deve proceder?
Caso o requerente tenha inserido incorrectamente o seu endereço de correio electrónico, deve aceder ao sistema com as suas credenciais e na lista de certidões actuais (menu "gerir") seleccionar o pedido de certidão cujo pedido quer rectificar e alterar o endereço aí registado. Esta operação só é possível enquanto o pedido não tiver sido pago (após o pagamento a notificação segue para o e-mail que tiver sido registado). A inserção do endereço de correio electrónico correcto é de particular importância, pois o envio de mensagens é efectuado para o mesmo. Por este motivo se detectar que os seus dados não estão correctos agradecemos a sua rectificação ou actualização no SIGAAA

Existem casos em que pode ser vedado o acesso ao pedido de certidão permanente? E à consulta após a emissão da certidão?
Sim, o pedido de certidão permanente não pode ser efectuado por utilizadores em situação irregular ou sem registo no SIGAAA. Após a activação do acesso à certidão, a mesma deixará de estar disponível para consulta quando o seu prazo expira. Adicionalmente um utilizador pode pedir para alterar o código da certidão cancelando-se automaticamente o código anterior.

É possível alterar o código de acesso à certidão permanente?
Sim, é possível alterar o código de acesso, bastando ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a sua certidão. O sistema apresentará de imediato um novo código, anulando o código anterior. O novo código será associado à certidão cujo acesso se requereu e será também enviada para o endereço de correio electrónico do requerente.

Quero que uma entidade a quem dei um código de acesso a uma certidão deixe de ter acesso a essa certidão, o que posso fazer?
Um utilizador pode pedir um novo código para qualquer certidão activa que possua. Este pedido cancelará o código anterior e criará automaticamente um novo código. Para isto basta ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a certidão pretendida. Para este pedido deverá escrever o motivo para o mesmo. O novo código será apresentado associado à certidão requerida e será também enviado para o endereço de correio electrónico do requerente.

Um código de acesso está a ser usado de forma abusiva, o que posso fazer?
Um utilizador pode pedir um novo código para qualquer certidão activa que possua. Este pedido cancelará o código anterior e criará automaticamente um novo código. Para isto basta ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a certidão pretendida. Para este pedido deverá escrever o motivo para o mesmo. O novo código será apresentado associado à sua certidão e será também enviado para o endereço de correio electrónico do requerente.


notícias
Gonçalo Paiva Dias quer reforça ainda mais a relação com a regiãoA qualificação do corpo docente e o reforço da investigação com ligação à região e ao seu tecido económico são as prioridades mais imediatas de Gonçalo Paiva Dias que inicia novo mandato como diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA). Os novos modelos de ensino têm tido uma excelente recetividade da parte alunos, antigos alunos e empregadores, salienta o diretor. A criação de redes de investigação com as melhores universidades e a aposta na oferta formativa para alunos provenientes da CPLP e em inglês são sugeridas para tornar a UA ainda mais internacional.
Milene Matos estuda biodiversidade do BuçacoO projeto “Biodiversidade para Todos” da Mata do Buçaco, um trabalho da bióloga da Universidade de Aveiro (UA) Milene Matos, é o vencedor do Prémio Internacional Terre de Femmes. Instituído pela Fundação Yves Rocher, o trabalho de Milene Matos conquistou pela primeira vez para Portugal um galardão que este ano colocou a concurso outros seis projetos de seis mulheres da França, de Marrocos, da Suíça, da Alemanha, da Ucrânia e da Rússia. Vencedora nacional do prémio Terre de Femmes, atribuído a 3 de março, Milene Matos recebeu o prémio a 2 de abril, em Paris, durante a cerimónia internacional da Yves Rocher. O trabalho arrecadou também o Prémio do Público atribuído por votação online.
Universidade de Aveiro prepara-se para dar as boas vindas aos novos estudantesA Universidade de Aveiro (UA) é uma das seis instituições de ensino superior públicas com melhor avaliação a nível nacional, de acordo com os critérios do U-Multirank, publicado a 30 de março deste ano. A segunda edição deste ranking europeu resulta numa avaliação ainda mais favorável para a UA do que a edição de 2014 no que respeita a critérios de investigação: índice de citações, número absoluto de publicações de trabalhos de investigação e percentagem de publicações mais citadas no contexto de todas as publicações científicas no respetivo domínio científico.
Martinho Oliveira quer levar a ESAN a uma nova eraPlenamente instalada na Quinta do Comandante, Oliveira de Azeméis, num edifício que é exemplo da arquitetura sustentável em Portugal, a Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias de Produção de Aveiro-Norte (ESAN) ganha fôlego para uma nova fase. Mais inovação e investigação aplicada, ampliação da oferta formativa e uma articulação ainda mais estreita com a região são os desafios, explica José Martinho Oliveira, diretor que reinicia novo mandato. Tarefa de grande fôlego, mas ao alcance do investigador em materiais vítreos que trouxe a ESAN até aqui e faz cerca de 300 quilómetros por semana em bicicleta.
Carlos Picado é o novo diretor do ISCA-UADocente na área da Gestão e do Marketing, ex-vogal executivo da administração da Metro Mondego e antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Remo, Carlos Picado é o novo diretor do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA) da Universidade de Aveiro (UA). Ensino mais centrado no aluno, otimização das competências existentes, projetar as competências do ISCA-UA para a comunidade, procurando desenvolver parcerias de âmbito nacional e internacional. Eis alguns dos desafios que assume para o caminho que agora começa a traçar.
Carlos Borrego inicia novo mandato como diretor do DAOA iniciar o segundo mandato como diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da UA, Carlos Borrego entende esta nova fase como uma continuação do anterior e assume, desde logo, a prioridade da “criação de conhecimento através da investigação científica da mais alta qualidade”. “O único objetivo possível nesta frente é o da excelência”, sublinha o professor do DAO que já foi Vice-reitor e ministro do Ambiente e Recursos Naturais entre 1991 e 1993. O DAO reformulou parte da oferta formativa e discute a criação de uma licenciatura na área do ambiente, em colaboração com outras unidades orgânicas da UA.