ajuda

FAQ
Em que consiste a certidão permanente?
A certidão permanente é disponibilizada online (em suporte electrónico) a pedido do utilizador titular dessa certidão. Esta certidão é solicitada online, a partir de casa ou de outro local com acesso à internet, sem necessidade de se deslocar à Universidade de Aveiro. A certidão é emitida através da disponibilização de um código de acesso à informação em suporte electrónico, que permitirá ao seu titular entregá-lo ilimitadamente, a quem o solicitar durante o prazo de validade, com informação permanentemente actualizada, dispensando a necessidade da certidão em papel.

Quem pode solicitar a certidão permanente?
Neste momento, podem solicitar uma certidão permanente os estudantes ou antigos estudantes da Universidade de Aveiro, bastando para tal utilizar as suas credenciais de utilizador universal UA.

Que certidões permanentes estão disponíveis?
Neste momento estão disponiveis as certidões de habilitação final, para estudantes que terminaram o seu curso, e certidões de matricula e certidões de frequência para estudantes com matrícula activa. Em breve serão disponibilizadas outras certidões.

Como se processa o pedido de certidão permanente online?
O pedido processa-se em 2 etapas:  
Submissão do pedido: um utilizador que pretenda solicitar o acesso a uma certidão permanente, acede ao site http://certidao.ua.pt e autentica-se com as suas credenciais de utilizador universal, ou com o certificado do cartão de cidadão, seleccionando depois o curso ou perfil para o qual pretende a certidão e a certidão pretendida, preenchendo simultaneamente os seus dados de contacto (telefone e endereço de correio electrónico).
Pagamento:  Após a submissão do pedido, o requerente deve proceder ao seu pagamento no prazo máximo de 48 horas, numa das modalidades à sua escolha: Multibanco ou directamente ao balcão dos Serviços de Gestão Académica. Após o pagamento, é disponibilizado o acesso online à certidão pedida e o utilizador receberá uma mensagem no seu endereço de correio electrónico, informando que a certidão se encontra já disponível ao mesmo tempo que se disponibiliza o respectivo código de acesso.

Qual o prazo de validade da certidão permanente?
Cada certidão permanente tem o prazo de um ano.

Posso renovar a certidão permanente?
Sim. Por iguais e sucessivos períodos de um ano.

Qual o custo da certidão permanente online?
Cada certidão permanente tem um custo que depende da natureza da certidão - de acordo com a tabela disponível neste site (para mais informações consultar a tabela de certidões).

Qual a consequência do não pagamento do pedido de certidão permanente online, dentro do prazo estipulado?
O pedido de certidão permanente online que não seja pago no prazo estipulado é cancelado. Caso o utilizador mantenha interesse na obtenção da certidão, deverá efectuar novo pedido.

Como posso obter informação acerca do estado do meu pedido de certidão?
Um utilizador que tenha pedido o acesso uma certidão permanente poderá aceder à sua área neste site e consultar o estado do seu pedido.

Após a submissão e pagamento do pedido, quando e como é obtido o código de acesso à certidão permanente?
O pedido depois de pago origina a disponibilização imediata da certidão permanente online, sendo enviado para o endereço de correio electrónico do requerente mensagem com o código de acesso. Uma vez que a cada utilizador só será permitido pedir o acesso a certidões para as quais reúna as condições necessárias, a disponibilização das certidões depende apenas do pagamento respectivo.

Qual a força probatória da certidão permanente?
Uma certidão permanente online da Universidade de Aveiro possui o mesmo valor que uma certidão em papel. A entrega do código para acesso à certidão permanente, a qualquer entidade pública ou privada equivale à apresentação da certidão em suporte papel que tenha sido emitida pela Universidade de Aveiro.

O requerente pode desistir do pedido?
O requerente pode desistir do pedido, antes de efectuar o pagamento ou não efectuar o pagamento no prazo estipulado, pois em ambos os casos o pedido é cancelado pelo sistema. Após o pagamento, não é possível a desistência e não há lugar à devolução do valor pago.

Caso o requerente tenha detectado um erro na inserção do e-mail para notificação, como deve proceder?
Caso o requerente tenha inserido incorrectamente o seu endereço de correio electrónico, deve aceder ao sistema com as suas credenciais e na lista de certidões actuais (menu "gerir") seleccionar o pedido de certidão cujo pedido quer rectificar e alterar o endereço aí registado. Esta operação só é possível enquanto o pedido não tiver sido pago (após o pagamento a notificação segue para o e-mail que tiver sido registado). A inserção do endereço de correio electrónico correcto é de particular importância, pois o envio de mensagens é efectuado para o mesmo. Por este motivo se detectar que os seus dados não estão correctos agradecemos a sua rectificação ou actualização no SIGAAA

Existem casos em que pode ser vedado o acesso ao pedido de certidão permanente? E à consulta após a emissão da certidão?
Sim, o pedido de certidão permanente não pode ser efectuado por utilizadores em situação irregular ou sem registo no SIGAAA. Após a activação do acesso à certidão, a mesma deixará de estar disponível para consulta quando o seu prazo expira. Adicionalmente um utilizador pode pedir para alterar o código da certidão cancelando-se automaticamente o código anterior.

É possível alterar o código de acesso à certidão permanente?
Sim, é possível alterar o código de acesso, bastando ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a sua certidão. O sistema apresentará de imediato um novo código, anulando o código anterior. O novo código será associado à certidão cujo acesso se requereu e será também enviada para o endereço de correio electrónico do requerente.

Quero que uma entidade a quem dei um código de acesso a uma certidão deixe de ter acesso a essa certidão, o que posso fazer?
Um utilizador pode pedir um novo código para qualquer certidão activa que possua. Este pedido cancelará o código anterior e criará automaticamente um novo código. Para isto basta ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a certidão pretendida. Para este pedido deverá escrever o motivo para o mesmo. O novo código será apresentado associado à certidão requerida e será também enviado para o endereço de correio electrónico do requerente.

Um código de acesso está a ser usado de forma abusiva, o que posso fazer?
Um utilizador pode pedir um novo código para qualquer certidão activa que possua. Este pedido cancelará o código anterior e criará automaticamente um novo código. Para isto basta ao utilizador aceder a este site com as suas credenciais e no menu "gerir" pedir novo código para a certidão pretendida. Para este pedido deverá escrever o motivo para o mesmo. O novo código será apresentado associado à sua certidão e será também enviado para o endereço de correio electrónico do requerente.


notícias
Novos cursos para novos alunosA Universidade de Aveiro apresenta-se à fase de candidaturas ao ensino superior com a oferta formativa reajustada às necessidades da sociedade, de formação dos jovens portugueses e do mercado de trabalho. A licenciatura em Engenharia Informática e o mestrado integrado em Engenharia do Ambiente substituem formações existentes até agora. Como novidade do próximo ano letivo, em cursos de 2º ciclo que conferem grau académico, incluem-se ainda os mestrados em Psicologia de Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, em Enfermagem de Saúde Familiar e em Tecnologias de Imagem Médica. Há ainda dois cursos de especialização: em Riscos e Reabilitação Sustentável e Contabilidade Pública.
UA distinguida pela autarquia de ÍlhavoA Universidade de Aveiro (UA) é um dos membros da nova Plataforma Noroeste Global, que pretende captar investimento, apostar na inovação e transferência de tecnologia e conhecimento, aumentar a competitividade das empresas, promover a sua internacionalização e o aumento da exportação dos produtos dessas mesmas empresas. Tudo isto através do trabalho conjunto dos membros da Plataforma: municípios de Aveiro, Porto, Braga e Guimarães e instituições de ensino superior desta região (UA, universidades do Porto e Minho, Centro Regional do Porto da Universidade Católica) e ainda a COTEC.
Os craques da CAMBADA prontos para o ataque ao título mundial no BrasilChama-se CAMBADA a equipa da Universidade de Aveiro (UA) que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol Robótico, precisamente no Brasil onde a seleção alemã acaba de se consagrar. E se os resultados alcançados por Ronaldo e companhia não chegaram a animar os adeptos portugueses, a CAMBADA garante desde já que os robôs desenvolvidos na academia de Aveiro vão marcar os golos e alcançar as vitórias que faltaram à equipa das quinas. Mais, a CAMBADA assume-se como candidata ao título mundial numa prova que, entre 19 e 25 de julho, vai reunir na cidade de João Pessoa 400 equipas de 45 países repartidas por 17 categorias em jogo, naquela que é a grande Copa dos robôs, a Robocup 2014.
O SIGEF serve toda a Universidade de AveiroA Universidade de Aveiro (UA) obteve a classificação de A (muito bom) em 12 critérios do primeiro 'ranking' mundial de universidades da Comissão Europeia, o U-Multirank, nomeadamente nas categorias de investigação, transferência de tecnologia, na componente internacional e no envolvimento com a região.
Dia da UA, ponto alto da vida académica“Os diplomados pela Universidade de Aveiro (UA) estão perto do topo nacional no que concerne aos dados de empregabilidade disponibilizados”, afirmou o Reitor da UA, Manuel António Assunção, na cerimónia académica do Dia da UA, a 31 de maio, que marcou o final do programa de comemorações dos 40 anos da UA. Esta cerimónia, na qual se entregam anualmente os diplomas de agregação, de título de especialista, de doutoramento, de mestrado, de mestrado integrado e de licenciatura, representa um dos pontos mais altos e simbólicos da Universidade, perante a presença de familiares e amigos, para além dos antigos alunos.
Carlos FiolhaisO país precisa de mais e melhor ciência, de dar formação a educadores e professores nesta área e de divulgar a ciência através de meios não formais, como os media, os museus de ciência, entre outros. Estas e outras ideias foram defendidas pelo cientista Carlos Fiolhais, na sessão de abertura do XI Congresso Internacional Hands-on Science (HSCI’2014), subordinado ao tema “Science Education with and for Society”, dia 21 de julho, às 11h00, no Auditório da Reitoria.